Sobre a notícia saída hoje sobre a alegada exploração feita a migrantes por militares portugueses...
Leia a notícia aqui:
Notícia sobre a exploração feita a migrantes por militares
Esta notícia caiu-me como um choque...
E para além dela lembro o que assisti quando trabalhei no Centro Comunitário São Cirilo, no Porto, como professor de muitos migrantes:
A vida de migrante recém-chegado a um novo país não é fácil, ele embarca numa nova universidade que é o viver imerso numa nova realidade, Portugal, que necessita de mão de obra barata para evitar a recessão económica que pode surgir devido á saída dos portugueses para outros países em busca de melhores condições.
Se temos hoje, 28 de novembro de 2025, um crescimento económico de 2% isso deve-se em muito a estas pessoas que são estrangeiras que nos ajudam a crescer.
Lembro o que dizia São Bento nas suas comunidades beneditinas ao impor como regra de mosteiro que se tratasse tão bem o estrangeiro como se fosse Cristo pois isso daria bençãos a quem o fizesse...
O Papa Francisco e o seu sucessor Leão XIV vão no mesmo sentido, é necessário integrar, acolher e aculturar estas pessoas para que possam também elas contribuir para o tecido económico português, com dignidade e condições de vida que permitam a sua boa estadia.
Isto porque nós portugueses estamos a precisar deles para crescer economicamente, o que já está a acontecer e porque toda uma economia gira também em torno destas pessoas beneficiando todos.
A meu ver maltratar migrantes é dar uma péssima imagem ao país, país que vive dessa imagem para o crescimento turístico até porque se historicamente antes fomos esclavagistas hoje, podemos nos redimir desse passado menos afortunado humanamente...
A História ensina-nos lições, se antes fomos um império feito á base da escravatura hoje já sem colónias e faraós reinantes precisamos de outros para nos mantermos saudáveis dentro de um quadro legal onde, abolida que está a escravatura, não deve o mesmo quadro permitir que ela volte...
Comments
Post a Comment